24 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

VASCONCELOS, Marco    ALBUQUERQUE, Pedro B.. Dissociações entre tarefas de memória: Evidência para uma distinção entre as memórias implícita e explícita. []. , 24, 4, pp.519-532. ISSN 0870-8231.

As investigações sobre memória humana têm revelado dissociações entre diferentes tarefas de memória, quer em sujeitos normais, quer em pacientes com défices de memória. O presente estudo procurou avaliar a aplicabilidade das abordagens teóricas dominantes nesta área em participantes normais. A abordagem dos múltiplos sistemas de memória prevê dissociações entre um sistema de memória implícita e um sistema de memória explícita. Alternativamente, a abordagem da transferência apropriada de processamento prevê dissociações baseadas no grau de sobreposição das operações cognitivas requeridas na codificação e recuperação da informação, prevendo dissociações entre tarefas conceptuais e perceptivas. Os resultados obtidos revelaram que o desempenho nas tarefas de memória explícita de evocação livre e evocação guiada por pistas grafémicas se dissociou do desempenho nas tarefas de memória implícita de completamento de fragmentos de palavras e de conhecimento geral. A manipulação do nível de processamento de informação durante o estudo potenciou o desempenho nas tarefas explícitas, mas não teve qualquer efeito nas tarefas implícitas, independentemente do carácter conceptual ou perceptivo das mesmas. Estes resultados sugerem que as dissociações entre diferentes tarefas de memória são melhor compreendidas assumindo a existência de diferentes sistemas de memória subjacentes às diferentes tarefas.

: Memória implícita; memória explícita; processamento perceptivo; processamento conceptual; dissociações.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License