SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Relações entre idade desenvolvimental, dimensões do comportamento adaptativo e envolvimento observadoViolência na intimidade juvenil: Da vitimação à perpetração índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

GIL, Glicéria. As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobreza. Aná. Psicológica [online]. 2006, vol.24, n.4, pp.467-484. ISSN 0870-8231.

Este estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças.

Palavras-chave : Competência/resiliência; linguagem oral; capacidade narrativa; pobreza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons