24 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

NEVES, Maria do Carmo    CARVALHO, Carolina. A importância da afectividade na aprendizagem da matemática em contexto escolar: Um estudo de caso com alunos do 8.º ano. []. , 24, 2, pp.201-215. ISSN 0870-8231.

^lpt^aEste artigo foi escrito tendo como base uma investigação realizada na sala de aula, numa escola de Lisboa, a uma turma de 8.º ano, na disciplina de Matemática. A metodologia foi qualitativa de tipo naturalista com abordagem descritiva e interpretativa. Os métodos de recolha de dados foram: observação presencial e gravação vídeo de algumas aulas; análise das respostas dos alunos a três questionários e entrevistas semi-estruturadas. Estabeleceram-se as seguintes questões de investigação: (a) Qual a relação entre dimensão afectiva e Matemática?; (b) Que elementos sustentam essa relação?; (c) Que relação existe entre a atitude dos alunos nas aulas e as suas aprendizagens em Matemática? e (d) Como envolver os alunos, emocionalmente, na aprendizagem da Matemática? Os principais resultados obtidos foram os seguintes: a actividade matemática dos alunos é influenciada pelas experiências anteriores com os professores, os colegas, os pais e a Matemática. Os alunos valorizam os professores que procuram responder às suas necessidades, brincam com eles, são simpáticos, calmos e não têm o hábito de gritar nas aulas. A relação de confiança que os alunos estabelecem, com os professores de Matemática, reflecte-se na aprendizagem dos conhecimentos matemáticos.^len^aThis paper is based on a classroom investigation that place in a Lisbon school with an 8th grade Mathematics class. We chose a qualitative methodology of the naturalistic type, with a descriptive and interpretative approach. Data were collected through direct observation and videotaping of certain classes, analysis of the pupils’ answers to three questionnaires and semi-structured intervieews. The following research questions were determined: (a) What is the relationship between the affective dimension and Mathematics?; (b) Which elements sustain this relationship?; (c) What is the relationship between pupils’ attitudes in class and their learning in Mathematics? and (d) How can pupils become emotionally involved in learning Mathematics? The main findings were as follows: pupils’ mathematical activity is influenced by prior experiences with their teachers, colleagues, parents and Mathematics. Pupils value teachers who seek to respond to their needs, play with them, are affable, calm and do not customarily shout in class. The relationship of trust that pupils establish with Mathematics teachers is reflected in their learning of mathematical knowledge.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License