SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervençãoPercepções do ensino pelos alunos: Uma proposta de instrumento para o Ensino Superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

TAVARES, José et al. Estratégias de promoção do sucesso académico: Uma intervenção em contexto curricular. Aná. Psicológica [online]. 2006, vol.24, n.1, pp.61-72. ISSN 0870-8231.

Apresentamos uma intervenção curricular, na Universidade de Aveiro, no âmbito de uma disciplina de opção livre, denominada Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior (E.P.S.A.E.S.). Discutimos os princípios orientadores, concepção, estruturação, execução e avaliação desta disciplina que entrou em funcionamento no ano lectivo de 2004/05. Os seus conteúdos foram organizados em módulos decorrentes de investigações realizadas em projectos de doutoramento. A interacção entre alunos e equipa docente e de investigação foi feita mediante sessões presenciais e através de uma plataforma de e-learning (Blackboard). Realçamos a pertinência da escolha dos conceitos que estiveram na base da nomenclatura da disciplina e apresentamos a estruturação e implementação da sua primeira edição. Descrevemos os seus cinco módulos nucleares: (1) "Ritmo de sono e vigília em estudantes universitários e sucesso académico"; (2) "Literacias e sucesso académico"; (3) "Técnicas de discurso e apresentação de trabalhos"; (4) "Experiências de aprendizagem e auto-regulação académica"; (5) "Promoção da saúde e bem-estar no Ensino Superior". Apresentamos os objectivos de E.P.S.A.E.S. e a forma como estes poderão contribuir para fornecer aos alunos estratégias para o sucesso académico e futura vida profissional. Por último, apresentamos e discutimos os resultados obtidos nesta sua primeira edição.

Keywords : Estratégias; sucesso académico; Ensino Superior; investigação; intervenção curricular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License