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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

DINIZ, António M.    ALMEIDA, Leandro S.. Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. []. , 24, 1, pp.29-38. ISSN 0870-8231.

^lpt^aNeste artigo apresentamos o teste de um modelo estrutural completo não-recursivo que representa a interacção entre o relacionamento com pares (RI), o equilíbrio emocional (EE) e o bem-estar pessoal (B-E) em estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os constructos foram operacionalizados através da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES: Diniz & Almeida, 2005), a qual foi aplicada no primeiro semestre e no final do segundo semestre aos participantes voluntários no estudo (N=283). O teste de identidade do modelo (LISREL8SIMPLIS) permitiu verificar ele era plausível para descrever o fenómeno em análise. Porém, a degradação da adequabilidade do ajustamento do modelo da primeira para a segunda avaliação remeteu para o facto das dimensões psicológicas avaliadas acabarem por sofrer alterações relevantes com a progressiva adaptação dos alunos ao Ensino Superior. Ocorreu uma mudança de processo revelada pelas alterações substantivas no modelo. Verificou-se que a importância inicial do RI é mitigada no final do segundo semestre, tornando-se o EE mais importante. Este resultado indica a desejabilidade de delineamento de estratégias diferenciadas de intervenção junto dos estudantes neste período de tempo.^len^aIn this paper we present the test of a non-recursive complete structural model representing the interaction between peer relationships (RI), emotional equilibrium (EE) and personal well-being (B-E) in freshman students of the University of Minho (convenience sampling). Constructs were operationalized through the Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES: Diniz & Almeida, 2005) College Social Integration Scale (CSIS). Data was collected from students that freely participated in the study (N=283), both in the first semester and at the end of the second semester. The model’s identity test (LISREL8-SIMPLIS) showed that it was plausible to describe the phenomenon in question. Nevertheless, a goodness of fit degradation occurred from the first to the second assessment moment, indicating a change of process that was revealed by substantive aspects in the model. The importance initially attributed to RI was mitigated at the end of the second semester, when the EE becomes more important. This indicates that different intervention strategies seem to be desirable in this period of time.

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