24 1Enhancing student persistence: Lessons learned in the United States 
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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

SOARES, Ana Paula; ALMEIDA, Leandro S.; DINIZ, António M.    GUISANDE, M. Adelina. Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas . []. , 24, 1, pp.15-27. ISSN 0870-8231.

^lpt^aApresenta-se um modelo para descrever o ajustamento dos estudantes portugueses à Universidade. Testámos o Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU) numa amostra de 560 estudantes a frequentar pela primeira vez o primeiro ano de cursos de ciências e tecnologias (C&T; n = 259) e de ciências sociais e humanas (CS&H; n = 301). Apesar das expectativas de envolvimento académico à entrada da Universidade constituírem um preditor efectivo dos comportamentos de envolvimento na vida universitária, e da qualidade do ambiente de aprendizagem afectar os níveis de envolvimento, bem-estar e satisfação, os resultados confirmaram a plausibilidade do modelo para ambos os grupos e revelaram que essas relações não foram suficientemente fortes para influenciar o rendimento académico e o desenvolvimento psicossocial dos estudantes. O rendimento foi predito pela nota de candidatura e o desenvolvimento psicossocial pelo nível de autonomia à entrada da Universidade. Contrastando os resultados nos grupos, a autonomia emocional e instrumental no início da vida universitária e o envolvimento na vida académica tiveram um impacto diferencial no bem-estar obtido, respectivamente para os estudantes de C&T e de CS&H. As características pré-universitárias dos estudantes revelaram-se importantes para a configuração dos seus processos de adaptação ao contexto universitário, mostrando algumas especificidades, nesse processo, quando se consideram as áreas de cursos frequentadas.^len^aWe present a model to describe how portuguese students adjust to University. The Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU) Multidimentional Model of College Adjustment (MMCA) was tested in a sample of 560 first-year college students, enrolled for the first time, in science and technology (n = 259) and social and human sciences (n = 301) course degrees. Results confirm the plausibility of the model for both groups, despite the fact that students’ involvement expectations about academic life, when they entered college, proved to be a good predictor of students’ involvement behaviors, and that the quality of learning environment proved to be a good predictor of students’ involvement, well-being and satisfaction. They also reveal that those relations weren’t strong enough to influence academic performance and psychosocial development. Academic performance was predicted by access classifications and psychosocial development by autonomy level at the entrance of University. Comparing the groups’ results, emotional and instrumental autonomy at the beginning of academic life and academic involvement had a differential impact on students’ well-being, respectively, in science and technology and in social and human sciences’ students. These results enhance the importance of students’ pre-college characteristics for college adjustment process, showing some specificities in this process when areas of courses attended are taken under consideration.

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