SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

TINTO, Vincent. Enhancing student persistence: Lessons learned in the United States. Aná. Psicológica [online]. 2006, vol.24, n.1, pp.07-13. ISSN 0870-8231.

Trinta anos de experiência na tentativa de incrementar a permanência dos estudantes nos Estados Unidos ensinou-nos algumas lições no que respeita aos aspectos essenciais de políticas e de práticas de sucesso. Entre outras coisas, aprendemos que para que os esforços sejam bem sucedidos é preciso que as universidades façam mais do que simplesmente criar serviços. Devem estabelecer-se nas universidades condições que permitam aos estudantes encontrar suporte académico e social, obter retro-informação sobre o seu trabalho e envolverem-se activamente com outros estudantes. Em nenhum outro local das universidades o envolvimento é mais importante do que nas salas de aula e nos laboratórios, os locais, talvez os únicos locais, onde os estudantes se conhecem uns aos outros e se implicam com a Faculdade na aprendizagem. Uma estratégia, cada vez mais aceite, que promove tal envolvimento são as comunidades de aprendizagem e a pedagogia colaborativa que lhes subjaz. Em conclusão, argumenta-se que qualquer estratégia tendo em vista aumentar a permanência dos estudantes requer que as universidades levem a sério a tarefa de desenvolver a faculdade e os seus agentes e disponibilize os recursos, recompensas e incentivos para assegurar que intervenções eficazes aumentem no futuro.

Keywords : Permanência; retenção; política; comunidades de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License