23 4Variables psicológicas, categorías deportivas y lesiones en futbolistas jóvenes: Un estudio correlacional 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

DINIZ, António M.    ALMEIDA, Leandro S.. Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação. []. , 23, 4, pp.461-476. ISSN 0870-8231.

Neste artigo apresentamos o processo de construção e de validação da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES). Este processo conduziu ao teste de duas estruturas factoriais hipotéticas (bi e tridimensional; ambas hierárquicas) (LISREL8-SIMPLIS). Recorremos a estudantes universitários do 1.º ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os dois estudos conduzidos, exploratório (N=142) e confirmatório (N=447), revelaram as dificuldades em operacionalizar duas dimensões de cariz mais estritamente institucional. As preocupações iniciais dos estudantes reportaram-se, principalmente, ao bem-estar pessoal e ao estabelecimento de novas relações, dimensões da satisfação consigo e com os outros (estrutura factorial bidimensional hierárquica). Estas dimensões e o equilíbrio emocional (estrutura factorial tridimensional hierárquica) representam as áreas problemáticas da integração social dos estudantes. Por último, discutimos a validade da EISES e a sua utilização na investigação e no aconselhamento junto dos estudantes.

: Ensino Superior; estudantes do 1.º ano; escala de integração social; validação factorial.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License