SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Importância da entreajuda no apoio a pais em luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

FARIA, Luísa. Desenvolvimento do auto-conceito físico nas crianças e nos adolescentes. Aná. Psicológica [online]. 2005, vol.23, n.4, pp.361-371. ISSN 0870-8231.

O aumento dos estudos sobre o auto-conceito, nos mais variados domínios da existência, entre eles o desportivo, está relacionado com o seu valor e o seu poder preditivo da realização e do bem-estar psicológico global dos indivíduos. Assim, com o objectivo de contribuir para uma maior clarificação do domínio de investigação e de intervenção no auto-conceito físico, analisam-se e discutem-se os seguintes tópicos: (1) o problema da definição e da delimitação conceptual do auto-conceito; (2) os aspectos desenvolvimentais do auto-conceito na transição da infância para a adolescência; (3) a definição e o desenvolvimento do auto-conceito físico; (4) os contributos da actividade física para a sua promoção; (5) a construção de teorias pessoais acerca do self físico; e, por fim, (6) são apresentadas propostas de intervenção para a promoção do auto-conceito em crianças e adolescentes, centradas na construção progressiva da autonomia dos indivíduos, logo, do seu bem-estar físico, psicológico e social.

Palavras-chave : Auto-conceito físico; teorias pessoais; infância; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons