SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Atitudes de mulheres em relação à amamentação: Estudo exploratórioBem me quer, mal me quer... Bem nos quer, mal nos quer: A sexualidade, (in)fertilidade e o cancro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SERRA, Ana Mafalda  e  LEAL, Isabel Pereira. Preocupações parentais dos pais de crianças nascidas por fertilização in vitro. Aná. Psicológica [online]. 2005, vol.23, n.3, pp.283-288. ISSN 0870-8231.

O objectivo deste trabalho foi avaliar as preocupações parentais de pais de crianças nascidas por fertilização in vitro, através de uma Escala de Preocupações Parentais (Algarvio & Leal, 2002; Algarvio & Leal, 2004). Os participantes, seleccionados na consulta de infertilidade da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, constituíram uma amostra de conveniência de 19 pais de crianças nascidas por fertilização in vitro, com idades compreendidas entre 1 ano e 11 anos, em que 12 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Os resultados obtidos parecem indicar que as maiores preocupações deste grupo de pais se centram na sub-escala I. Problemas Familiares e Preocupações Escolares. Foram encontradas diferenças significativas para quem respondeu ao questionário, nível socio-económico, número de tentativas de gravidez, causa de infertilidade e tempo de espera da FIV.

Palavras-chave : Preocupações parentais; parentalidade; fertilização in vitro; crianças nascidas por fertilização in vitro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons