SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Comportamentos de consumo de haxixe e saúde mental em adolescentes: Estudo comparativoLife Values Inventory (LVI): Um estudo com mulheres portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

RAMOS, Vera; CARVALHO, Cláudia Constante  e  LEAL, Isabel Pereira. Atitudes e comportamentos sexuais de mulheres universitárias: A hipótese do duplo padrão sexual. Aná. Psicológica [online]. 2005, vol.23, n.2, pp.173-185. ISSN 0870-8231.

No presente artigo é apresentado um estudo exploratório sobre a percepção das jovens universitárias em relação às modificações registadas nos padrões de comportamento sexual pré-marital. O objectivo desta investigação centrava-se não só no pensamento individual realizado por cada inquirida em relação às atitudes e comportamentos sexuais desempenhados por cada um dos géneros, como também na percepção das inquiridas face aos julgamentos sociais efectuados em relação às atitudes e comportamentos sexuais praticados por ambos os géneros. Para tal efeito servimo-nos do Questionário de Avaliação do Duplo Padrão Sexual (Milhausen & Herold, 2001), que foi preenchido por 142 participantes do sexo feminino, solteiras, de orientação heterossexual e com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. As conclusões obtidas na presente investigação mostram-nos que a maioria das jovens mulheres inquiridas aprovam um script sexual caracterizado por um padrão de comportamento sexual singular aplicado a ambos os géneros, apesar de percepcionarem a existência de julgamentos, efectuados pelos outros membros da sociedade, que valorizam o duplo padrão sexual.

Palavras-chave : Atitudes sexuais; comportamentos sexual; sexualidade pré-marital; scripts sexuais; duplo padrão sexual; padrão sexual singular; padrão sexual invertido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons