SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Prevalência de sintomas depressivos em adolescentes portugueses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

RODRIGUES, Ana et al. Memória de cuidados na infância, estilo de vinculação e qualidade da relação com pessoas significativas: Estudo com grávidas adolescentes. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.4, pp.643-665. ISSN 0870-8231.

O presente estudo teve como principal objectivo estimar a influência das memórias de cuidados pelos pais durante a infância no estilo de vinculação e na qualidade das relações com pessoas significativas na gravidez. Contou com uma amostra de 48 adolescentes a quem se administrou, no terceiro trimestre de gestação, a versão portuguesa dos seguintes instrumentos: Inventory for Assessing Memories of Parental Rearing Behaviour (EMBU) (Perris, Jacobson, Lindstorm, von Knorring, & Perris, 1980), Attachment Style Interview (ASI) (Bifulco, Figueiredo, Guedeney, Gorman, Hayes, et al., 2004) e Self Evaluation and Social Support (SESS) (Brown, Bifulco, Veiel, & Andrews, 1990), no sentido de avaliar, respectivamente, as memórias de cuidados parentais, o estilo de vinculação e a qualidade do suporte e do relacionamento com a mãe e com o companheiro. Os resultados sugerem que a qualidade dos cuidados parentais durante a infância é um factor determinante para a qualidade da vinculação em grávidas adolescentes, sobretudo a rejeição e a ausência de suporte emocional por parte de ambos os pais mostram ser decisivos na emergência de estratégias inseguras de vinculação. A qualidade dos cuidados parentais durante a infância - o suporte emocional por parte da mãe e a rejeição por parte de ambos os pais - influencia também a qualidade do relacionamento com o companheiro e com própria mãe durante a gravidez. Surgem, ainda, indicações de que os cuidados parentais durante a infância determinam a qualidade do relacionamento do indivíduo com pessoas significativas na adolescência/ /adulticia, na medida em que contribuem para o elaborar de estratégias seguras ou inseguras da vinculação.

Keywords : Memórias de cuidados parentais na infância; estilo de vinculação; qualidade da relação com pessoas significativas; maternidade na adolescência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License