SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Psicologia da Saúde, saúde pública e saúde internacionalSignificações leigas de saúde e de doença em adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

DIAS, Maria do Rosário; DUQUE, Alexandra Freches; SILVA, Margarida Guerreiro  e  DURA, Estrella. Promoção da saúde: O renascimento de uma ideologia. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.3, pp.463-473. ISSN 0870-8231.

A concepção actual de promoção de saúde, educação para a saúde e prevenção da doença é suportada por ideologias algo adulteradas pela realidade social. Tendo em conta a proliferação epistemológica destes conceitos no final do século XX pretende-se, no presente artigo, elaborar uma reflexão crítica em torno das múltiplas racionalidades estratégicas em que os conceitos se organizam, bem como, abordar os paradoxos que se instalam ao nível dos determinantes biopsicossociais dos comportamentos salutogénicos. Partilhando responsabilidades, os profissionais de saúde, devem, colectiva e proactivamente, desempenhar um papel significativo como promotores de saúde, modelando e reforçando o significado "leigo" dos comportamentos, para que se possam incrementar mudanças efectivas em segmentos alargados da população.

Palavras-chave : Promoção da saúde; educação para a saúde; prevenção da doença; paradoxos das ideologias; promotores de saúde; mass media.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons