22 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

DIAS, Maria do Rosário; DUQUE, Alexandra Freches; SILVA, Margarida Guerreiro    DURA, Estrella. Promoção da saúde: O renascimento de uma ideologia. []. , 22, 3, pp.463-473. ISSN 0870-8231.

^lpt^aA concepção actual de promoção de saúde, educação para a saúde e prevenção da doença é suportada por ideologias algo adulteradas pela realidade social. Tendo em conta a proliferação epistemológica destes conceitos no final do século XX pretende-se, no presente artigo, elaborar uma reflexão crítica em torno das múltiplas racionalidades estratégicas em que os conceitos se organizam, bem como, abordar os paradoxos que se instalam ao nível dos determinantes biopsicossociais dos comportamentos salutogénicos. Partilhando responsabilidades, os profissionais de saúde, devem, colectiva e proactivamente, desempenhar um papel significativo como promotores de saúde, modelando e reforçando o significado "leigo" dos comportamentos, para que se possam incrementar mudanças efectivas em segmentos alargados da população.^len^aThe nowadays' notion of health promotion, health education and prevention is supported by ideologies, which are somehow changed by social reality. Bearing in mind the epistymological growth of these concepts occurred in the end of the XXth century, it is our purpose, with the present article, to develop a critical reflection on the several strategical racionalities in which concepts are organised, as well as to broach the paradoxes, which establish themselves at the level of bio-psychosocial determinants of health behaviours. Sharing responsabilities, the health care professionals must, collective and proactively, play an important role as health promotors, as they shape and reinforce the "common" meaning of behaviours, so that efective changes may increase in large segments of the population.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License