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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

CARITA, Ana. Conflito, justiça e cidadania. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.259-267. ISSN 0870-8231.

Anuncia-se a finalidade da investigação em que se inscreve a presente comunicação: averiguar a qualidade do ambiente da aula enquanto ambiente facilitador do desenvolvimento sociomoral dos estudantes. Refere-se que os conflitos interpessoais na aula e, em particular, os processos de resolução dos mesmos, foram tomados como indicadores da qualidade desenvolvimental do contexto aula. Enunciam-se de seguida os pressupostos da pesquisa, de que se destaca a ênfase atribuída ao conceito de escola como comunidade justa apresentado e operacionalizado por L. Kohlberg (1980). Dá-se conta da metodologia utilizada e da composição da amostra. De seguida apresentam-se alguns resultados relevantes da pesquisa, os quais não nos permitem inferir uma definição da aula como um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento sociomoral dos estudantes.

Palavras-chave : Desenvolvimento sociomoral; resolução de conflitos; conflito interpessoal na sala de aula.

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