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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

MARTINHO, Cláudia. Interacções sociais entre crianças com deficiência mental: Benefícios cognitivos e aprendizagem. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.225-233. ISSN 0870-8231.

A presente comunicação é baseada num estudo sobre o papel das interacções sociais entre crianças deficientes mentais, portadoras de deficiência mental ligeira ou moderada. Procurou-se compreender as dinâmicas interactivas que se estabelecem entre estas crianças, sendo para isso proposto a realização conjunta (em díades - grupo experimental) e individual (grupo de controlo) de duas tarefas-problema. Pela análise dos resultados, podemos concluir que as crianças que trabalharam em interacção (grupo experimental) apresentam, nas duas tarefas, mais benefícios cognitivos e uma maior aprendizagem na situação do pós-teste do que aquelas que trabalharam individualmente.

Palavras-chave : Interacções sociais; Síndroma de Down; benefícios do trabalho de grupo.

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