SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Descobrir o princípio alfabéticoDesenvolvimento e aprendizagem da ortografia: Implicações educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

VALENTE, Fátima  and  ALVES MARTINS, Margarida. Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.193-212. ISSN 0870-8231.

Este trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e a aprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura. Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idêntico nos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica. A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método.

Keywords : Competências metalinguísticas; aprendizagem da leitura; métodos de ensino da leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License