22 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

FIJALKOW, Jacques    RAGANO, Serge. Dyslexie: Le retour. []. , 22, 1, pp.175-185. ISSN 0870-8231.

A recente publicação em França de um «Plano de Acção para Crianças com Perturbações Específicas da Linguagem», não é isenta de riscos. Depois de um breve resumo histórico dos debates sobre a dislexia, procede-se a um exame do contexto político, referindo as forças favoráveis a uma abordagem organicista, e favoráveis a uma abordagem centrada nos factores sociais e pedagógicos. A conclusão mostra que o problema se relaciona com a leitura, em geral, e é um problema internacional. Indica, ainda, outras vias de solução e distingue, numa base sociológica, duas categorias de maus leitores, com dificuldades de origem diferente.

: Aprendizagem da linguagem escrita; dislexia; abordagem socio-pedagógica da dislexia.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License