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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

PIMENTEL, Júlia Serpa. Avaliação de programas de intervenção precoce. Aná. Psicológica [online]. 2004, vol.22, n.1, pp.43-54. ISSN 0870-8231.

Depois de uma breve caracterização dos serviços que, no Distrito de Lisboa, têm trabalho no âmbito da Intervenção Precoce, apresentaremos os resultados de um estudo de investigação com dados relativos a 193 mães de crianças com necessidades educativas especiais em idade pré-escolar e 128 técnicos que trabalham com estas famílias. Os dados apresentados referem-se exclusivamente às Entrevistas/Questionários feitos aos pais e aos técnicos. São analisados em termos das fases do Ciclo de Avaliação Intervenção: deteção do problema e orientação inicial aos pais; processo de avaliação/reavaliação; partilha de informação com os pais; processo de intervenção; envolvimentos e coordenação de serviços e satisfação dos pais. Dado que os guiões de entrevista são em grande parte paralelos, as respostas de pais e técnicos podem ser comparadas, a fim de se analisar as concordâncias e discrepâncias nas percepções de ambos. Todos os dados são analisados e discutidos em termos do que são as práticas recomendadas em Intervenção Precoce/Educação infantil especializada, concluindo-se que estas não estão a ser efectivamente no Distrito de Lisboa.

Palavras-chave : Intervenção precoce; avaliação de programas; práticas recomendadas.

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