21 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

FRAZAO, Pedro. De Dido a Dédalo: reflexões sobre o Mito do Suicídio Romântico na Adolescência. []. , 21, 4, pp.453-464. ISSN 0870-8231.

^lpt^aO mito do suicídio por amor ou do suicídio romântico prevalece na sociedade contemporânea, sendo particularmente notório nas explicações que surgem em torno dos suicídios ou das tentativas de suicídio na adolescência. Neste trabalho, procuramos questionar esta ideia, reflectindo sobre três pontos fundamentais: 1) as raízes históricas e culturais do suicídio romântico na civilização ocidental; 2) a ideia estereotipada de adolescência como período de crise, e portanto, particularmente permeável ao suicídio romântico; 3) as interpretações erróneas que surgem em torno dos estudos sobre os comportamentos suicidários na adolescência, nomeadamente no que diz respeito à causalidade linear que frequentemente se estabelece entre rupturas afectivas e este tipo de comportamentos. Assumindo uma perspectiva crítica perante os pontos acima descritos, procuramos também evidenciar a complexidade do suicídio e das tentativas de suicídio na adolescência, salientando a necessidade de olhar para estes comportamentos à luz das tarefas de desenvolvimento desta fase do ciclo de vida.^len^aThe myth of suicide for love or romantic suicide prevails in the contemporary society with particular incidence on the explanations about adolescent suicide and attempted suicide. In this paper we try to question this idea, reflecting upon three major issues: 1) the historical and cultural roots of romantic suicide in Western civilization; 2) the stereotypes that view adolescence as a time of crisis and as a consequence a particularly vulnerable time for romantic suicide; 3) the misleading interpretations about the suicide behavior in adolescence that often establish a linear connection between romantic disruptions and suicide and attempted suicide. Assuming a critical view about the issues presented above we also try to outline the inherent complexity of adolescent suicide and attempted suicide. In this vein, we stress the need to view the adolescent suicide behaviors in the context of the developmental tasks of this life cycle stage.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License