SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2As diferenças entre os sexos: mito ou realidade? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SANTOS, Paulo Jorge. Goal instability, self-esteem, and vocational identity of high school Portuguese students. Aná. Psicológica [online]. 2003, vol.21, n.2, pp.229-238. ISSN 0870-8231.

De acordo com a psicologia do self de Heinz Kohut o desenvolvimento de um narcisismo saudável, que se reflecte no sentimento de segurança do self, permite aos indivíduos determinar e prosseguir objectivos de vida e manter a auto-estima, particularmente em períodos de transição e mudança. Baseado nesta perspectiva, o principal objectivo deste estudo, que utilizou uma amostra com 375 estudantes que frequentavam o Ensino Secundário, consistiu em avaliar a contribuição da instabilidade de objectivos e da auto-estima para a identidade vocacional de adolescentes. A influência do género e da idade foi igualmente considerada. A equação de regressão permitiu explicar 32% da variância da variável critério e a instabilidade de objectivos demonstrou ser a variável independente mais importante. São discutidas implicações para a teoria e consulta vocacionais.

Palavras-chave : Instabilidade de objectivos; auto-estima; identidade vocacional; adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons