21 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

BERNARDO, Rui Paulo Santos    MATOS, Margarida Gaspar de. Adaptação Portuguesa do Physical Self Perception Profile for Children and Yout e do Perceived Importance Profile for Children and Youth. []. , 21, 2, pp.127-144. ISSN 0870-8231.

O estudo teve como objectivo principal adaptar para Portugal o Physical Self-Perception Profile for Children and Youth - PSPP-CY e o Perception Importance Profile for Children and Youth - PIP-CY (Whitehead, 1995). A versão portuguesa dos instrumentos (Perfil de Auto-Percepção Corporal para Crianças e Jovens - PAPC-CJ) e Perfil de Importância Percebida para Crianças e Jovens - PIP-CJ) foi aplicada junto de uma amostra de 625 alunos (raparigas, n = 315; rapazes, n = 310), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (M = 14.38 e DP = 1.46), pertencentes a escolas do Algarve. A consistência interna e validade do PAPC-CJ foram testadas de forma satisfatória, replicando de forma consistente a estrutura original apresentada por Whitehead (1995). A análise efectuada reproduziu a estrutura hierárquica do modelo proposto por Fox (1990) e Fox e Corbin (1989). O instrumento indicia ser válido para medir as auto-percepções corporais dos jovens portugueses. No PIP-CJ, ao contrário do sexo feminino, os dados obtidos para o sexo masculino não mostraram uma estrutura factorial diferenciada, pelo que o instrumento permanece algo enigmático, tal como referido por Whitehead (1995). Futura investigação é necessária para confirmar os resultados aqui apresentados e mais trabalho deverá ser realizado com outros grupos no sentido de: estender-se a validade do PAPC-CJ a outras populações portuguesas; e clarificar-se o papel das percepções de importância percebida, sobretudo entre os rapazes adolescentes.

: Auto-estima; auto-estima corporal; auto-percepções corporais; Perfil de Auto-Percepção Corporal para Crianças e Jovens (PAPC-CJ); Perfil de Importância Percebida para Crianças e Jovens (PIP-CJ).

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License