SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Abordagens familiares face ao autismo«Não quero brincar»: a avaliação psicológica e diagnóstica em saúde mental infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

CALDEIRA DA SILVA, Pedro; EIRA, Cláudia; VICENTE, Maria de Góis  e  GUERREIRO, Rita. Promoção do desenvolvimento psicossocial das crianças através dos Serviços de Cuidados de Saúde Primários. Aná. Psicológica [online]. 2003, vol.21, n.1, pp.59-76. ISSN 0870-8231.

O presente trabalho resulta de um longo processo de investigação e elaboração no sentido de tentar organizar nos serviços existentes de cuidados de saúde primários um programa destinado a dar formação aos médicos de família, introduzindo a dimensão «saúde mental» nas consultas de rotina da gravidez e até ao fim do segundo ano de vida das crianças, com um mínimo de «perturbação» possível e uma eficácia demonstrável. Avalia-se a importância da formação para a modificação da práticas e atitudes dos médicos de família; em seguida avalia-se o impacto que esta formação em conjunto com a utilização na consulta de um instrumento (entrevistas semi-estruturadas), facilitador da abordagem dos aspectos afectivos e relacionais, tem nas mães e crianças pequenas; e finalmente avalia-se o impacto que a simples aplicação do instrumento teria. Os resultados apontam, de uma forma global, para a existência de efeitos relevantes da formação sobre as práticas dos médicos, mas sugerem igualmente que estes efeitos não se traduzem em grandes diferenças nas crianças e nas mães.

Palavras-chave : Promoção da saúde mental; gravidez; infância; médicos de família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons