SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Comunicação e locus social da criança surdaA Escola Inclusiva e a igualdade de oportunidades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

RODRIGUES, Ana Filipa  and  PIRES, António. Surdez infantil e comportamento parental. Aná. Psicológica [online]. 2002, vol.20, n.3, pp.389-400. ISSN 0870-8231.

O objectivo deste trabalho é o de construir uma teoria sobre o comportamento parental de pais de crianças surdas. Os participantes são quatro mães e dois pais de crianças surdas, com idades compreendidas entre os 2 e os 13 anos. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada e analisados pelo método da Grounded Theory. A maior preocupação destes pais é como comunicar com a criança e como esta poderá comunicar com eles e com os outros. Assim, estes pais agem continuamente para resolver a sua preocupação principal e, desta forma, minimizar a surdez e as dificuldades comunicativas da criança torna-se central na vida destes pais. Para tal, sobrevalorizam as suas crianças surdas, normalizam-nas e optam por uma comunicação total que engloba técnicas de amplificação da pouca audição que a criança tem, aprendizagem da fala e aprendizagem da língua gestual pelos pais. Todos estes comportamentos de minimização são realizados pelos pais com graus de investimento diferentes e variam segundo vários factores, nomeadamente o grau de aceitação da surdez, a preocupação com o futuro, o apoio familiar e o apoio de terceiros.

Keywords : Comportamento parental; criança surda; Grounded Theory.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License