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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

REBELO, António. Comunicação e locus social da criança surda. Aná. Psicológica [online]. 2002, vol.20, n.3, pp.379-388. ISSN 0870-8231.

A relação de «bonding» e de «attachement» que se desenvolve entre os pais ouvintes que têm um filho surdo e que utilizam com ele a Língua Oral e os pais surdos que têm um filho também surdo, tem resultados diferentes: nos primeiros a relação é de solilóquio enquanto que nos segundos é de interacção; os primeiros desenvolvem a comunicação linguística em todas as valências - sintaxe, morfologia e semântica - enquanto que os segundos não têm essa possibilidade. O desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico que se desenvolve desde o nascimento até à maturidade: os conceitos que se desenvolvem ao nível de percepção; os de acção que se situam ao nível sensório-motor e que se designamos por «abstracção empírica» e o conceito de «operação» que resulta da construção conceptual, «abstracção reflexiva» - ajudam o indivíduo a obter uma rede conceptual de estruturas coerentes. O importante no desenvolvimento cognitivo é ter a capacidade para fazer abstracções reflexivas - operações mentais. O conhecimento sensório-motor manifesta-se por acções, enquanto que o conhecimento conceptual se exprime através de símbolos. Pela impossibilidade de ouvir ou pela impossibilidade de entender o pouco que possa ouvir, a língua gestual é o motor da formação de símbolos indispensáveis ao desenvolvimento cognitivo da criança surda.

Palavras-chave : Criança surda; pais surdos; pais ouvintes; desenvolvimento cognitivo.

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