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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

COVITA, Horácio Mendes. Aprendizagem ao longo da vida: boas práticas e inserção social. []. , 20, 3, pp.337-357. ISSN 0870-8231.

^lpt^aA aprendizagem ao longo da vida pode considerar-se como um dos pilares básicos da cidadania activa e da empregabilidade, tornando-se urgente aprofundar o conhecimento sobre novos contextos de aprendizagem e proporcionar dispositivos adequados aos ritmos e disponibilidades dos cidadãos, reconhecendo que as competências também se adquirem em ambientes não formais. Neste trabalho discutem-se iniciativas que podem contribuir activamente para a identificação, transferência e apropriação de práticas bem sucedidas pelas equipas de trabalho e organizações, enquanto acções de renovação organizacional, com consequências na produtividade, na competitividade e na qualidade da inclusão de públicos vulneráveis. Por outro lado, analisam-se os Centros de Recursos em Conhecimento (CRC), dispositivos de apoio aos cidadãos e em particular às entidades formadoras e aos profissionais de formação, mobilizados e comprometidos com projectos de desenvolvimento de competências e de aprendizagem ao longo da vida, importando realçar o valor destas abordagens junto dos cidadãos que apresentam vulnerabilidades específicas.^len^aLong life learning can be seen as a key element of effective citizenship and employability, becoming a priority for non profit organizations and corporate companies agendas, in searching for a better understanding about new learning contexts and providing solutions near citizens needs and availabilities, recognising those non formal learning contexts as critical players for the emergence and development of skills and competences. In this work we argue and discuss initiatives that can actively promote the organizational and work team best practices identification, transfer and appropriation, as organizational transformation processes, with impacts on productivity, competitiveness and vulnerable people inclusion. We also discuss the knowledge resources centres (KRC), as support platforms and devices to citizens, namely training bodies and training professionals, empowered and committed with long life learning and improvement skills projects, with added value when are focused on citizens with specific vulnerabilities.

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