19 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

SIMOES, Luís    FARIA, Luísa. Características motivacionais e opções curriculares no Ensino Básico: educação tecnológica vs.2.a língua estrangeira. []. , 19, 3, pp.417-433. ISSN 0870-8231.

O presente artigo pretende comparar as características motivacionais em alunos do 3.o ciclo (7.o e 9.o anos) com diferentes opções curriculares (2.a Língua Estrangeira vs. Educação Tecnológica). Deste modo, é nosso objectivo apresentar, a partir da legislação existente no nosso país, o papel que a disciplina de Educação Tecnológica tem no 3.o ciclo da escolaridade básica e o porquê de, em nossa opinião, existir, no que respeita a esta disciplina, uma carga eminentemente negativa. Em seguida, procuramos caracterizar os alunos que optam pelas duas disciplinas consideradas, realçando algumas das características motivacionais e sociais que influenciam essa escolha e que acompanham e diferenciam claramente os alunos ao longo do 3.o ciclo. Os resultados de estudos diferenciais indicam que os alunos de 2.a Língua Estrangeira apresentam maiores índices de auto-conceito académico e não académico, bem como concepções de inteligência mais dinâmicas e expectativas de auto-eficácia académica mais elevadas comparativamente com os alunos de Educação Tecnológica, quer no 7.o quer no 9.o ano de escolaridade. Finalmente, é nosso objectivo colocar em evidência a importância do papel do grupo-turma no contexto escolar, no sentido de evidenciar as diferenças grupais que se estabelecem dentro da escola, local onde o direito à igualdade de oportunidades no sucesso escolar se encontra consagrado na Constituição, e onde a diferença se deve instituir como fonte de enriquecimento e desenvolvimento pessoal e colectivo.

: Auto-conceito; auto-eficácia; concepções pessoais de inteligência; opções curriculares; educação tecnológica; língua estrangeira.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License