SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Treino de modelagem e visualização mental: avaliação dos efeitos nas expectativas de auto-eficácia e desempenho de atletas de patinagemEstilo de procesamiento de la informacion y toma de decisiones en competiciones deportivas: las dimensiones rapidez y exactitud cognitivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

POREM, Ricardo Alexandre; ALMEIDA, Pedro Lopes de  and  CRUZ, José F.. Um programa de treino de formulação de objectivos no futebol: desenvolvimento, implementação e avaliação. Aná. Psicológica [online]. 2001, vol.19, n.1, pp.27-36. ISSN 0870-8231.

O presente estudo teve como objectivos desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de um Programa de Treino de Formulação de Objectivos no aumento do rendimento e na melhoria das competências psicológicas de jovens atletas de futebol. Este trabalho experimental, baseado no Programa de Formulação de Objectivos criado por Marten's (1987), teve a duração de dois meses e os sujeitos nele englobados (N=17) foram avaliados segundo medidas de rendimento e medidas psicológicas. O programa englobou uma fase de planeamento (constituída pela formação de uma «baseline» das competências técnicas e pela primeira aplicação das medidas psicológicas), uma fase de intervenção (implementação do processo de formulação de objectivos) e, por fim uma fase de avaliação da eficácia do programa composta pelo segundo momento de aplicação das medidas psicológicas. Os resultados deste estudo apontam para duas diferenças estatisticamente significativas («t-teste») nas variáveis psicológicas Ansiedade Somática e Orientação para a Tarefa, e para uma melhoria das medidas de rendimento.

Keywords : Futebol; formulação de objectivos.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License