SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Factores cognitivos do insucesso na matemática: desenvolvimento da compreensão da estrutura do sistema de numeração em crianças em idade pré-escolarPsicologia da saúde em Portugal (II) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

BALANCHO, Leonor Segurado Fali;. A avaliação dos professores enquanto alunos: o uso da experiência pessoal como agente de mudança . Aná. Psicológica [online]. 2000, vol.18, n.3, pp.371-379. ISSN 0870-8231.

Neste artigo analisa-se a importância e a possibilidade do professor, enquanto aluno de acções de formação contínua ou de complementarização de formação, reinvestir na sua prática pedagógica os ganhos e ensinamentos da experiência de ser avaliado. Partindo de propostas concretas já realizadas, defende-se que a experiência da descentração, proporcionada pelo retorno ao lugar e ao papel de aluno, se adequadamente utilizada, possa potenciar e melhorar, para o professor e para os seus alunos, a eficácia e a função da avaliação. Crê-se que, para desenvolver qualquer transformação esclarecida nas suas práticas, e dada a habitual resistência à mudança, o professor necessita passar por um processo de auto-avaliação e auto-conhecimento orientado pelo formador, no qual a reflexão pela experiência directa pode ser o fulcro do início de uma nova construção pessoal e de uma transição majorante.

Keywords : Formação de professores; avaliação da aprendizagem; construtivismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License