SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Os motivos de sucesso, afiliação e poder: Desenvolvimento e validação de um instrumento de medidaFactores cognitivos do insucesso na matemática: desenvolvimento da compreensão da estrutura do sistema de numeração em crianças em idade pré-escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

FREIRE, Sofia. Valores familiares dos estudantes finalistas da Universidade do Algarve. Aná. Psicológica [online]. 2000, vol.18, n.3, pp.345-353. ISSN 0870-8231.

Numa altura em que a família se encontra a sofrer grandes alterações, quer em termos da sua estrutura quer em termos da sua concepção, parece constituir matéria importante de estudo, a maneira como os jovens a concebem. Assim, vai-se apresentar, neste artigo, os valores familiares defendidos pelos estudantes finalistas, em 1995/1996, da Universidade do Algarve. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário constituído por 46 perguntas relativas aos valores dominantes na cultura ocidental - valores relacionados com a família, trabalho, justiça, igualdade, liberdade, paz, nacionalidade, etc. (Figueiredo, 1988). Os resultados obtidos demonstram que a família assume um lugar preponderante na vida destes jovens e que estes defendem os novos valores da família. Esta é entendida por estes jovens como uma espaço de realização pessoal, que promove o crescimento, a autonomia, o bem-estar interior. Para além disso, o casamento surge dissociado da procriação e educação dos filhos e já não coincide com o início do relacionamento sexual. Por último, os cônjuges surgem com deveres e direitos idênticos.

Keywords : Valores; família; mudança; inquérito; estudantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License