17 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

ONOFRE, Pedro Soares. Ensaio para uma avaliação livre e aberta das capacidades de desenvolvimento das crianças... com estratégias de dinâmica fenomenológica e psicossomática . []. , 17, 4, pp.653-671. ISSN 0870-8231.

O autor desenvolve e explica como deverá processar-se uma Avaliação Contínua, Livre e Aberta em contraproposta às avaliações-observações tradicionais, vulgarmente utilizadas para saber algo sobre as Capacidades e o Comportamento de Crianças com dificuldades de desenvolvimento, sempre sujeitas a estímulos normalizados e procurando, erradamente, respostas escalonadas por processos sintetizados, vazios, esteriotipados e/ou artificiais, tipo laboratoriais. Este artigo tem como objectivo, por um lado, ser um contributo para uma crítica aos fundamentos das avaliações tradicionais, por outro, desenvolver, em contraponto, uma outra proposta alternativa de Avaliação Contínua, com Estratégias de Dinâmica Fenomenológica e Psicossomática..., a propósito e durante os projectos de apoio de Intervenção Educacional e Terapêutica. Avaliar e observar de uma maneira Livre e Aberta uma criança é encontrar a sua unificação e nunca enquadrá-la em escalas universais normalizadas e isoláveis, comparando-a com as outras crianças, estilo aproximação da «criança tipo», que cientificamente não existe... Pelo contrário, qualquer Avaliação deverá ser realizada em metodologia qualitativa, fenomenológica, psicossomática e em compreensão de interacção simbólica do observado com o observador; ...em «inter captura» de sensibilidades recíprocas e sempre a propósito e no contexto do programa de apoio, onde uma criança se insere e num efeito imbricado sobre todas as suas áreas vivenciais e/ou sobre uma, que por surpresa, não esperaríamos; ...e, afinal, nunca, talvez, apenas a área de que nos dispúnhamos a avaliar...

: Avaliação; continuidade; fenomenologia.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License