17 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

NETO, Teresa. Consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha: Casuística de 1993/95 . []. , 17, 2, pp.297-306. ISSN 0870-8231.

^lpt^aEste trabalho analisa a evolução dos serviços prestados na consulta de Psicologia Pediátrica do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha na sua relação com outros serviços e instituições. Constata-se que o principal motivo de envio à consulta de Psicologia Pediátrica é a problemática com portamental (39.3%) e não tanto a problemática desenvolvimental. Na mesma linha de atitude, a avaliação e tratamento de problemas comportamentais é a expectativa de intervenção mais frequente das fontes de encaminhamento (26%). A intervenção mais frequente é a avaliação (43.1%). Tal é naturalmente relacionável com a pressão da procura sobre esta consulta. Analisando as categorias diagnósticas, verificamos que as mais frequentes, «Problemas Psicossociais e Ambientais» (16.7%), «Perturbações de Comportamento não patológicas» (15.5%) e «Problemas Relacionais» (13.7%), referem-se, essencialmente, a questões relacionais e ambientais. Nomeadamente a incidência de «Problemas Relacionais» evidencia a necessidade de se intervir em educação parental. Sendo o segundo motivo de consulta «Dificuldades Escolares» (17.3%), também fica evidenciada a necessidade de privilegiar a colaboração com os agentes educativos. A análise da casuística desta consulta confirma, pois, a necessidade, em psicologia pediátrica, de uma intervenção transdisciplinar, numa perspectiva biopsicossocial. Esta intervenção deve ser, contudo, adaptada às expectativas e contextos, hospitalares e institucionais, concretos.^len^aThis is an analysis of services rendered at Caldas da Rainha Hospital Center Pediatric Psychology Practice and its interaction with other services and institutes. The majority of referrals to the practice are for behavioral problems (39.3%) as opposed to developmental problems. Additionally the treatment and diagnosis of behavioral problems is highly anticipated by referrals (26%). Evaluation is most common (43.1%), and as such naturally correlates to the increase in demand on the practice. Upon analysis of the diagnostic areas, we find «Psychosocial and Environmental Problems» (16.7%), «non-pathological Behavioral Disorders» (15.5%), and «Relational Problems» (13.7%) addressing essentially relational and environmental areas. Parental/Fa-mily Guidance being necessary by a high incidence of «Relational Problems». «Difficulties in School» being a secondary motive for referral (17.3%), seeking collaboration from teaching/school personnel is also necessary. A case work analysis of this practice confirms the necessity in Pediatric Psychology of transdisciplinary intervention must be, above all, adaptable to concrete hospital and institutional contexts and expectations.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License