SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2O perigo das palavras: Uma lição de Wittgenstein para psicólogos e educadoresFormação de sintomas: Freud e teorias cognitivistas, proximidades e afastamentos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

FARIA, Luísa. Contextos sociais de desenvolvimento das atribuições causais: O papel do nível socio-económico e da raça . Aná. Psicológica [online]. 1999, vol.17, n.2, pp.265-273. ISSN 0870-8231.

O interesse crescente pelo estudo das diferenças de nível socio-económico (NSE) e de raça nas atribuições causais contrasta com os resultados pouco conclusivos no domínio, devido à confusão existente entre estas duas variáveis. O passado escolar muitas vezes comum dos sujeitos de NSE baixo e de raça negra, nomeadamente no que se refere aos fracassos recorrentes, ao «abandono aprendido» e às atitudes dos professores que sugerem que o fracasso se deve a causas estáveis e incontroláveis, conduz a interpretações diferenciadas das causas do fracasso com consequências negativas para a realização escolar. Estes aspectos serão analisados, salientando-se a importância de adoptar uma perspectiva de análise ecológica, que valorize as interacções entre o sujeito e o meio na evolução dos processos psicológicos.

Keywords : Atribuições causais; nível socio-económico; raça; contexto escolar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License