17 2Learning complex historical knowledge at high school: The role of working memory 
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Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

LOURENCO, Orlando. []. , 17, 2, pp.253-263. ISSN 0870-8231.

^lpt^aPsicólogos e educadores esquecem com frequência a mensagem profunda contida na ideia de Wittgenstein de que «devemos passar em silêncio sobre aquilo de que não sabemos falar». Nesta apresentação, eu mostro que os psicólogos (e os educadores) tendem a cair (a) na falácia dos alquimistas (i.e., a usar termos obscuros pensando que assim obtêm um insight mais profundo); (b) na falácia do médico de Molière (i.e., a recorrer araciocínio tautológico e circular; (c) na falácia do «hipopótamo que falta» (i.e., a acrescentar aditamentos a uma proposição inicial que não pode ser verificada nem refutada); (d) na falácia de Van Helmont (i.e., a não levar em conta factores desconhecidos cuja influência é marcante); e (d) na falácia dos sentidos Pickwickianos (i.e., a assumir que os seus alunos ou sujeitos de pesquisa atribuem a vários termos o mesmo sentido que eles lhes atribuem). Em consequência destas falácias, o campo da Psicologia (e das Ciências da Educação) está poluído com muitas publicações e distorções indesejáveis, confusões conceptuais inaceitáveis, e uma mistura de jogos de linguagem que deixa sem fundamento muitos dos seus conceitos. Para remediar este estado de coisas, psicólogos (e educadores) precisam de aprender a lição que há um tempo e um lugar para as palavras, mas também um tempo e um lugar para o silêncio. Além de apelar para um exercício de rigor no trabalho científico (e pedagógico), a mensagem de Wittgenstein contém uma dimensão ética que interessa explorar e pôr em prática.^len^aPsychologists (and educationists) often forget Wittgenstein's deep message that «what we cannot speak about we must pass over in silence». In this talk, I argue that psychologists (and educationists) tend to fall prey to (a) the «fallacy of the alchemists», viz., to use obscure terms and thereby think that one has obtained a deeper insight; (b) the «fallacy of Molière's physician», viz., to resort to circular or tautological reasoning; (c) the «fallacy of the missing hyppopotamus», viz., to add provisos to an initial proposition that can neither be verified nor refuted; (d) «Van Helmont's fallacy», viz., not to take into account the influence of important variables on the occurrence of certain results; and (d) «the fallacy of Pickwickian senses», viz., to assume that their students or experimental subjects share the meaning they attribute to several words. As a consequence of these fallacies, too many dispensable publications and distortions, conceptual confusions, and ungrounded concepts polute both Psychology and Educational Sciences. To remedy such state of affairs, psychologists and educationists need to learn that there is a time and a place for words, but also a time and a place for silence. Besides appealing to an exercice of radical rigor in our scientific and educational work, Wittgenstein's message contains also an ethical dimension that deserves to be explored and put into practice.

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