17 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

CARITA, Ana. O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professores . []. , 17, 1, pp.79-95. ISSN 0870-8231.

Pretende-se dar conta de parte de uma investigação realizada no âmbito da relação pedagógica e particularmente da relação pedagógica em situação de conflito na aula. Visou-se, entre outros objectivos, explorar as representações sociais de professores do 3.º ciclo sobre o conflito na aula - a significação e origem que lhe atribuem e as modalidades de gestão que vulgarmente mobilizam. O artigo apresenta a seguinte estrutura: em primeiro lugar definimos o campo da relação pedagógica tal como nós a postulamos. Em segundo lugar referimo-nos ao estudo da relação pedagógica, sumariando brevemente algumas correntes de investigação e desenvolvendo a referência a estudos que valorizam a exploração dos fenómenos representacionais como um contributo importante para a compreensão da relação pedagógica (Gilly, Mollo, Meyer, Estrela). De seguida apresentam-se e comentam-se os dados recolhidos no âmbito da nossa investigação, os dados relativos à representação do conflito na aula.

: Relação pedagógica; representações; conflito; indisciplina.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License