17 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

CARITA, Ana. O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professores . []. , 17, 1, pp.79-95. ISSN 0870-8231.

^lpt^aPretende-se dar conta de parte de uma investigação realizada no âmbito da relação pedagógica e particularmente da relação pedagógica em situação de conflito na aula. Visou-se, entre outros objectivos, explorar as representações sociais de professores do 3.º ciclo sobre o conflito na aula - a significação e origem que lhe atribuem e as modalidades de gestão que vulgarmente mobilizam. O artigo apresenta a seguinte estrutura: em primeiro lugar definimos o campo da relação pedagógica tal como nós a postulamos. Em segundo lugar referimo-nos ao estudo da relação pedagógica, sumariando brevemente algumas correntes de investigação e desenvolvendo a referência a estudos que valorizam a exploração dos fenómenos representacionais como um contributo importante para a compreensão da relação pedagógica (Gilly, Mollo, Meyer, Estrela). De seguida apresentam-se e comentam-se os dados recolhidos no âmbito da nossa investigação, os dados relativos à representação do conflito na aula.^len^aThe purpose of the research is to give us un orview of the pedagogical relationship in the classroom mainly about conflict situations. It was our aim to explore the high teacher's representations about the conflict in the classroom - their attributions about his meaning and origins and the managing skills that they usually mobilize. This article as the following structures: first we present our conceptions of pedagogical relationship. Then we describe some empirical researches about this field and it is made a synthesis of the several lines in this area of investigation, referring some studies that explore the importance of the representations toward the explore relationship understanding. In the end we present and comment the data of our research and wich are related to the conflict representation in the classroom.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License