SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1O paradigma do problema absurdo: contexto teórico e carácter heurísticoAs representações de experiências sociais enquanto mediadoras do processo de construção de significações partilhadas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

GUERREIRO, Marta  and  MATTA, Isabel. Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação . Aná. Psicológica [online]. 1999, vol.17, n.1, pp.27-38. ISSN 0870-8231.

Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1.º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instru-ção/objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.

Keywords : Desempenho mnésico; crianças; objectivos; instruções; tarefas de memória significativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License