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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

GONZALEZ, António José. O paradigma do problema absurdo: contexto teórico e carácter heurístico . Aná. Psicológica [online]. 1999, vol.17, n.1, pp.19-25. ISSN 0870-8231.

Neste artigo, é feita uma exposição sucinta de algumas das possíveis utilizações que o paradigma do problema absurdo, explorado por alguns dos elementos da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Aprendizagem, pode ter. São propostas análises sobre a questão dos significados no processo de ensino-aprendizagem (tendo por base a investigação do I.R.E.M. de Grenoble), sobre os efeitos diferenciados de situações diversas de apresentação do problema (explorando as noções de «Contrato Didáctico», «Contrato Experimental» e «Contrato Lúdico») (investigações de Are, Martins, & Neto, entre outras) e ainda sobre a potência do «Contrato Didáctico» (Gonzalez).

Palavras-chave : Problema absurdo; cognição; contexto; construção social dos saberes.

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