SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Concepções de enfermagem e desenvolvimento sócio-moral: Alguns dados e implicaçõesStress índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

COELHO, Ana M. et al. Administração da Prova de Rorschach a uma amostra de doentes hipertensos. Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.4, pp.667-674. ISSN 0870-8231.

A hipertensão arterial (HTA) é uma situação clínica importante com uma enorme repercussão na saúde pública. Apesar da aceitação do papel dos factores psico-sociais, permanece controverso o seu papel etiopatogénico. O objectivo do presente estudo foi investigar as possíveis relações entre o perfil psicológico (através da Prova de Rorschach) de 41 doentes com HTA, a adesão terapêutica e o grau de atingimento dos orgãos-alvo. Após a apresentação e discussão dos resultados são abordados aspectos da metodologia de investigação e as possíveis implicações do estudo do perfil psicológico dos doentes com HTA.

Palavras-chave : Hipertensão arterial; perfil psicológico; técnica projectiva de Rorschach; envolvimento dos orgãos-alvo; adesão à terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons