SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Além de Piaget? Sim, mas Primeiro Além da Sua Interpretação Padrão!Algunas consideraciones conceptuales y metodológicas en la investigación sobre el patrón de la conducta Tipo C índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

SILVA, Francisco Vaz Da. Nós brincamos mas também trabalhamos : Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil . Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.4, pp.553-567. ISSN 0870-8231.

O conhecimento sobre os interesses e perspectivas dos alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.

Palavras-chave : Comportamento na sala de aula; indisciplina; alunos; interesses.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons