16 4Algunas consideraciones conceptuales y metodológicas en la investigación sobre el patrón de la conducta Tipo C 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

SILVA, Francisco Vaz Da. Nós brincamos mas também trabalhamos : Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil . []. , 16, 4, pp.553-567. ISSN 0870-8231.

^lpt^aO conhecimento sobre os interesses e perspectivas dos alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.^len^aPupil´s perspectives are crucial to the understanding of life and behavioural problems in schools. In this study we report on the pupil´s descriptions of their school experiences, their perspectives on their teachers, teaching methods and their own behaviours. We have found that the pupil´s descriptions show a deep and racional understanding of situations, teachers´ styles and personalities and of their own behaviours. Our data also allowed the identification of what may be some of the puplis´ interests, namelly, keeping the workload within manageble levels, and laughter and play, which they pursue resorting to various strategies adapted to the different teachers, to activities and situations within lessons.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License