SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Além de Piaget? Sim, mas Primeiro Além da Sua Interpretação Padrão!Algunas consideraciones conceptuales y metodológicas en la investigación sobre el patrón de la conducta Tipo C author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Abstract

SILVA, Francisco Vaz Da. Nós brincamos mas também trabalhamos : Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil . Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.4, pp.553-567. ISSN 0870-8231.

O conhecimento sobre os interesses e perspectivas dos alunos sobre as suas esperiências são de crucial importância para a compreensão da vida e dos problemas de comportamento na escola. Neste trabalho procurou-se levar os alunos de uma turma considerada difícil pelos seus professores, a descrever as suas experiências na escola, designadamente as suas perspectivas sobre os seus comportamentos (difíceis), aproveitamento e sobre os seus professores. Nestas descrições estes alunos mostram capacidades de reflexão crítica e nas suas descrições associam os seus comportamentos, e a regulação dos mesmos, aos estilos dos seus professores tal como os percebem. Simultaneamente estas descrições permitem identificar alguns dos interesses dos alunos - manter a carga de trabalho dentro de certos limites e a brincadeira - que perseguem usando estratégias diferenciadas em função dos professores, das actividades e das situações.

Keywords : Comportamento na sala de aula; indisciplina; alunos; interesses.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License