Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Resumo
ALMEIDA, Marta Mendes De; GUERREIRO, Marta e MATA, Lourdes. O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais . Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.2, pp.321-329. ISSN 0870-8231.
Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.º ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica. Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.
Palavras-chave : Interacções sociais; regras ortográficas; aprendizagem da escrita.