16 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

ALMEIDA, Ana Maria Baptista    ALMEIDA, Leandro S.. Aprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino Básico . []. , 16, 2, pp.301-319. ISSN 0870-8231.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre adição e subtracção que incidiu sobre a aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo a que este artigo se reporta, aborda as competências de adição e de subtracção, avaliando-as através de um instrumento construido com base em modelos da aprendizagem postulados pelas teorias piagetiana e cognitiva. A amostra foi constituída por 54 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos (2.º e 4.º anos de escolaridade) de escolas do distrito do Porto. O instrumento de avaliação está organizado em dois níveis de dificuldade (Nível 1 Nível 2), de acordo com o nível de escolarização das crianças. Ambos os níveis de teste incluem diversos sub-testes, por exemplo contagem, cálculo e resolução de problemas. Os resultados confirmam alguns dados teóricos e empíricos relativos ao ensino e à aprendizagem da matemática. Assim, enquanto que as crianças mais jovens usam mais estratégias manipulativas e o recurso a materiais concretos, as mais velhas adoptam sobretudo estratégias mentais. Estas crianças distin-guem-se igualmente no facto das mais jovens serem induzidas, na escolha das estratégias a adoptar, pelas características semânticas do enunciado do problema, enquanto que as mais velhas orientam-se mais pelos procedimentos formais (ensino escolar). Finalmente, os resultados sugerem que esta prova de avaliação é útil para a identificação dos conhecimentos e das estratégias que as crianças utilizam na resolução das tarefas de adição e de subtracção, constituindo-se num meio auxiliar dos professores na implementação de ensino individualizado neste domínio.

: Adição e subtracção; contagem e cálculo; ensino-aprendizagem da matemática.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License