SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivosAprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino Básico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

GRACIO, Maria Luísa Fonseca. Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portugueses . Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.2, pp.285-300. ISSN 0870-8231.

Apresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais. Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1.° Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar. A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas.

Palavras-chave : Representação social; criança; educadores de infância; professores do 1.º Ciclo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons