SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A família da criança com doença crónica: Abordagem de algumas característicasAvaliação da qualidade de vida em crianças com diabetes tipo 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

WALLANDER, Jan L.  e  BECKER, Lise M.. Cognitive status as a risk factor for maladjustment in children with a physical disability. Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.1, pp.77-89. ISSN 0870-8231.

Este artigo descreve investigações sobre a associação entre o estatuto cognitivo e o ajustamento em crianças com deficiência física, em três estudos independentes. No Estudo 1, 119 mães prestaram informação acerca do estatuto cognitivo e do ajustamento comportamental dos seus filhos, com idades entre os 2 e os 18 anos, e com graus variáveis de deficiência física ou sensorial. No Estudo 2, o nível intelectual de 50 crianças, com idades entre os 6 e os 11 anos e com spina bifida ou com paralisia cerebral, foi estimado a partir de testes cognitivos e de relatos maternos sobre o seu ajustamento comportamental. No Estudo 3, 66 adolescentes, com idades entre os 11 e os 18 anos e com deficiência física, realizaram um teste de QI e prestaram informação sobre o seu ajustamento comportamental, relato que também foi feito pelas suas mães. Em cada estudo, a gravidade da deficiência física foi também avaliada. Controlando a variável «gravidade da deficiência física», não foi possível encontrar relações entre qualquer índice de estatuto cognitivo e qualquer medida de ajustamento. A grande maioria de relações de ordem zero também não era significativa. Estes resultados são discutidos em função do modelo de Wallander e Varni «Disability-Stress-Coping» sobre o ajustamento em crianças com deficiências físicas crónicas.

Palavras-chave : Crianças; deficiência física; ajustamento; funcionamento cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons