SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1As consequências psicológicas da hospitalização infantil: Prevenção e controloOs acidentes infantis: Factores socio-cognitivos do comportamento de prevenção dos pais face ao risco de intoxicação da criança no espaço doméstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

VIANA, Victor  e  ALMEIDA, J. Paulo. Psicologia pediátrica: Do comportamento à saúde infantil . Aná. Psicológica [online]. 1998, vol.16, n.1, pp.29-40. ISSN 0870-8231.

Os autores começam por caracterizar de forma sucinta a psicologia da saúde, realçando o papel do comportamento na saúde e na doença. Em seguida, são apresentados aspectos característicos da intervenção psicológica no âmbito da saúde da criança, denominada desde há alguns anos como psicologia pediátrica. Esta é definida e caracterizada como uma prática psicológica nos serviços médicos de crianças, cujos objectivos são contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença na criança, colaborar no tratamento, recuperação e apoio à criança doente, apoio à família, e participar na investigação aplicada dos factores psicossociais associados à saúde e à doença. É descrita a orientação predominante e objectivos da intervenção psicológica realizada pelos autores, no serviço pediátrico em que estão integrados desde há alguns anos. Finalmente é apresentada uma referência crítica e breve à legislação, recentemente publicada no nosso país, que enquadra os psicólogos que trabalham na saúde na carreira dos técnicos superiores de saúde, regulamentando o papel e funções, e a formação destes.

Palavras-chave : Comportamento e saúde; promoção da saúde e prevenção; psicologia pediátrica; psicologia da saúde infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons