SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4O trabalho cooperativo num contexto de sala de aula índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

MARTINS-MOURAO, António. Factores cognitivos do insucesso na matemática: Conhecimento do sistema de numeração e compreensão do valor de posição em crianças dos 4 aos 7 anos . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.4, pp.573-585. ISSN 0870-8231.

Cento e sessenta e sete crianças inglesas de 4, 5 e 6 anos de idade foram avaliadas longitudinalmente ao longo de um ano escolar sobre (1) conhecimento da estrutura do sistema de numeração e (2) conhecimento de números escritos (e valor de posicão). O objectivo foi investigar se as crianças aprendem o valor de posição em função (a) da prática continua com a escrita de números multi-dígitos ou (b) através do conhecimento prévio da estrutura do sistema de numeração. Os resultados contradizem a tese de Luria (1969) sugerindo que a instrução de números escritos (e o valor de posição) é condição necessária para o conhecimento da estrutura do sistema de numeração. Pelo contrário, os resultados indicam que as crianças conhecedoras da estrutura do sistema de numeração apresentaram resultados significativamente superiores na utilização do valor de posição em números com 2, 3 e 4 dígitos. Estes resultados indentificam alguns facto-res cognitivos preditores do insucesso na matemática e sugerem a alteração dos programas educativos, os quais poderiam beneficiar da introdução do ensino sobre a estrutura do sistema de numeração a partir dos 5 anos de idade.

Palavras-chave : Sistema numeração; decimal; valor posição; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons