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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

ANTUNES, Fátima M.. Discursos e projectos para a educação: Diversificar, democratizar, universalizar . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.4, pp.527-539. ISSN 0870-8231.

Sugere-se que, ao longo dos anos 80/90, se confrontaram, no terreno da elaboração das políticas educativas, distintas concepções àcerca do princípio de igualdade de oportunidades educativas. Tomando como referência um estudo sobre o debate àcerca do ensino profissional na escola pública argumenta-se que é possível identificar, por um lado, uma perspectiva «meritocrática» do princípio de igualdade de oportunidades, que assume distintas formulações no contexto de diferentes discursos (e projectos) sobre educação (enquanto o discurso que defende a diversificação da educação articula as noções de igualdade de oportunidades e escolha de percursos educativos e vias de ensino o discurso sobre a democratização da educação sublinha a associação entre igualdade de oportunidades e afirmação de capacidades individuais) e, por outro lado, uma perspectiva «igualitária» daquele princípio, que informa o discurso sobre a escola democrática, propondo a diferenciação de práticas educativas, no contexto de um sistema de ensino unificado, a fim de favorecer a igualdade como paridade de condições e resultados educativos.

Palavras-chave : igualdade de oportunidades educativas; políticas educativas; discursos em educação; ensino profissional.

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