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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Resumo

FOSTER-FISHMAN , Pennie G.; PERKINS , Daniel F.  e  DAVIDSON , William S.. Developing effective evaluation partnerships: Paradigmatic and contextual barriers . Aná. Psicológica [online]. 1997, vol.15, n.3, pp.389-403. ISSN 0870-8231.

O artigo tem como objectivo a descrição do funcionamento de uma parceria eficaz entre os profissionais de avaliação de Programas de base comunitária, as organizações e as comunidades envolvidas. A avaliação pode abranger problemas vários como violência doméstica, delinquência juvenil, pessoas com deficiência ou contextos como escolas, organizações, comunidades ou mesmo a implementação de políticas. É descrita uma experiência de uma Fundação que pretendia ver o seu Programa de Intervenção Comunitária Avaliado, mas que resistia em recolher as informações junto da população sobre as suas necessidades. A partir deste exemplo, são identificados alguns dos critérios que podem estar na base do sucesso vs. insucesso das avaliações de programas comunitários numa perspectiva de colaboração entre a comunidade, as organizações e os avaliadores que se apresentam como facilitadores.

Palavras-chave : Avaliação; Programas comunitários; Parcerias.

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